quinta-feira, 3 de maio de 2012

AS DUAS SACOLAS



“Depois entrou e apresentou-se ao seu senhor Eliseu. E este perguntou: “Onde você esteve, Geazi?”

Geazi não iria responder que havia estado com Naamã, que o havia expropriado de setenta quilos de prata, apesar de ter requerido apenas a metade, e que as duas sacolas cheias do pecado estavam guardadas, muito bem obrigado. Fez cara de paisagem quando Eliseu lhe perguntou onde havia estado e como se tivesse caído de paraquedas, na santidade própria de alguém sem qualquer culpa, respondeu: “Teu servo não foi a lugar algum”. Duas mentiras. Tinha ido sim. Depois não era servo coisa nenhuma, foi retórica e embromação. E a pergunta de Eliseu não foi sobre o lugar, mas com quem Geazi havia estado, o que tinha feito, onde esperava chegar, e afinal, uma pergunta mais longa pra vida: Se continuar assim, o que pretende de seu futuro?

Pra Geazi o futuro não foi muito longo. Velhos tempos quando as coisas eram resolvidas desta forma! Tempos que não deixaram saudade, da punição quase imediata, da morte repentina tipo Ananias e Safira logo no início da Igreja, episódio quase incompreensível em plena vigência da Graça e do Perdão. Talvez esta seja uma das grandes contribuições do cristianismo: o tempo é um fator confiável. Nem sempre é possível tê-lo, mas pode-se mudar de vida num último suspiro, como fez o ladrão na cruz. Não foi possível alterar a qualidade de vida do referido ladrão, infelizmente. Contudo Jesus prometeu recebê-lo de maneira imediata no Paraíso.

Então, pode-se dizer que a vida é um deslocar-se pelo tempo com infinitas oportunidades para uma mudança radical e profunda, e nem sempre é possível carregar sacolas abarrotadas de prata e segredos. Peso nobre, mas morto. E guardar pecado, que parece ouro, traz tanto a marca de doença no corpo, como a falta de esperança no coração.

pr. Natanael Gabriel da Silva

Um comentário:

  1. Pastor Natanael, sempre me faz bem, refletir nas histórias bíblicas, através do prisma que o senhor coloca; a gente fica pensando e sentindo outras formas de ver as coisas. Deus o abençoe muito. Continuo orando por sua família!

    ResponderExcluir