sexta-feira, 25 de maio de 2012

NASCER OUTRA VEZ

(O texto abaixo foi publicado em março de 2009, no boletim da Igreja Batista Central de Sorocaba. Em princípio tinha outros termos ainda mais ousados e herméticos, da linguagem própria daquele tempo, mas que foram substituídos sob pena de incompreensão. Foi bastante criticado, negativamente é claro, e talvez seja essa a sua contribuição. Na dinâmica da informalidade da língua, já está desatualizado. Eu mesmo, em algum momento, ri com o que escrevi, e antes que caduque de vez, se é que isso já não aconteceu, fica aqui postado neste espaço público. Tenha paciência, é só um texto)


 
Mano, se você pensou que vou falá de João 3, tá ligado?, errou. Depois falo disso. Tô falando de game, tá ligado? Também não pense que vou dizê que jogá game tá errado, véio. Tem game da hora, meu. Tbem não tô defendendo os viciado em jogo, tá ligado? Qualquer vício, cara, tem que sê reprô, meu. Ficá morgando na máquina, meu, sem praticá esporte, tipo assim, ficá sem trabalhá, sem igreja, não tá com nada, tá ligado?

Quero falá de game, mas de outro, tipo assim, achá que a vida é um game, tá ligado? No game, você fica do mal ou do bem, e não faiz diferença. É isso aí. Tem game que você fica matano gente, tipo passano por cima de gente com carro e ganhando ponto cada vez que mata alguém, tá ligado? Parece brincadeira, mas o negócio é que a vida fica vazia, meu. Fica controlada pela gente, tipo, basta utilizá o controle. É meu! A vida não é isso, tá ligado? Primeiro porque não é a gente que controla. Depois porque não dá pra ficá escolhendo o lado bom ou ruim na hora que a gente qué, tá ligado? Não tem essa não, numa hora você é do mal, noutra do bem. Tem não, cara. Depois voltá a sê do bem, e quando qué volta a sê do mal, detonando tudo. Cara, isso dá um nó na cabeça da gente. Daí você fica copiando e admirando bandido, tá ligado? Tipo assim, falá como bandido, tá ligado?, se vestir como bandito, tá ligado?, ser irresponsável como um bandido, tá ligado? Um bandido gasta tudo o que tem, porque depois fica fácil, tipo, tirá de outra pessoa, tá ligado? Daí você acha que não precisa ser responsável com a vida. É cara, isso não é beleza, mano! A vida, mano, a gente constrói dia-a-dia e não tem como reiniciá a máquina, tá ligado? Se der tilt, se a máquina da vida travá, acabô meu, acabô mesmo, não tem como deletá ou apertá o power pra dá um shut down. Não tem programa de inicialização, nem anti-vírus, cara. Apavora, mano.

Mano, a vida não é um game que, quando a gente morre, nasce noutro canto com toda a energia recuperada meu. A vida é diferente, é coisa séria, tá ligado? Você vai por um caminho e não tem volta. Sabe aquele game que você fica tentando encontrá uma saída? O negócio é que no game sempre tem uma saída, você procura, procura, se cansa, dá volta, volta pelo mesmo caminho, passa de novo e fica procurando até encontrá a tal porta. Meu, isso só acontece no game cara: sempre tem um jeito. Você acha que a vida é um game?  Na vida não tem disso não! Tem hora que você entra num canto, tá ligado?, e não tem porta, cara. O pior é que quase sempre não dá pra voltá! Isso é mal, muito mal. Na verdade, meu, mesmo que volte, nunca será o mesmo, tá ligado? E quem já viveu no mundo dos babados, bicho? Véio, dificilmente não vai deixá de ser meio lerdinho, tá ligado? Esse negócio do cara achá que vai usá droga e depois saí quando quisé, meu, é furado. Se conseguir sair, nunca mais será o mesmo meu, nunquinha, du-vi-do-dó.

A vida é uma só, véio. Se você detoná, acabô, meu, acabô mesmo. Não tem esse negócio de nascer noutro lugar. É daí que entra João 3, tá ligado? Nascer de novo mano, não é nascer noutro lugar. No game você nasce noutro lugar e começa de novo a matá inimigo daqui e dali que você já sabe onde tá. Daí fica fácil. Seria bom se a vida fosse assim, tá ligado? Sabe a besteira que você fez? Pois é, se fosse no game, você voltaria pro passado e consertaria e não deixaria o carinha te matá, meu. Véio, na vida não tem disso não. A besteira fica, mano. É aí que entra João 3. O Novo Nascimento de João não é nascer em outro lugar não. É nascer no mesmo canto, enfrentá coisas nova, só que de modo diferente, tá ligado? Você não nasce noutro lugar. Você nasce de novo, véio, dentro de você mesmo. É um negócio que apavora, meu! Detona, cara, muito déis, loucura, véio. Não dá oportunidade pra você voltá no tempo, isso não dá, mas dá oportunidade pra você consertá o futuro mano. Parece game, só que diferente. Você muda o que vem depois.

Desculpa aí cara, mas se você continuá como tá, vai se dar mal meu. Você precisa mudá o futuro, tá ligado? Tem que pará de achá que a vida é um game, véio. Você não tá no controle coisa nenhuma meu. Tá nada. Você tbem não fica achando que pode ficá dum canto pro outro, ora do mal, ora do bem, nada disso. O que você precisa não é nascer noutro canto, passá de fase, morrer e nascer quando quisé mano. Sai dessa cara! Você precisa nascer de novo dentro de você mesmo. Mó legal cara. É isso aí, João 3 detona! Apavora! Você precisa nascê de novo e só Jesus pra fazê isso meu. Daí, véio, é só alegria. Fui.

pr. Natanael Gabriel da Silva

2 comentários:

  1. Lembro quando li esse texto no boletim; achei muito "maneiro"... rsrs

    ResponderExcluir
  2. Achei incrível,estou com uma tchuminha de pré adolescentes,e o falar deles é isso ai gíria,irei usa-lo para poder ver se mergulho no mundo deles , se assim me permitir? Pois acho que deveríamos quebrar barreiras ,e entrar em outros paradigmas para honra e glória de nosso Deus.Parabéns Pastor, sempre me surpreendendo com a cabeça aberta para novos horizontes!!!

    ResponderExcluir