sexta-feira, 25 de maio de 2012

SEM DECRETO




“Então o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: Paz e prosperidade! Estou editando um decreto para que em todos os domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel.” Daniel 6.25,26

Eu sei que a decisão de Dario teve um efeito político favorável; que observado o evento para quem vive a pós-modernidade dos nossos dias, quase não a compreendemos. Religião e política são duas coisas complicadas, e não raras vezes se associam e se beneficiam contra aqueles que afirmam defender.

Foi contra tudo isso que Jesus lutou. Combateu os decretos, especialmente os de natureza religiosa. Mostrou o que significa servir ao Senhor da Casa de Oração, esteve diante do poder, conversou com ele, não pediu favores e, portanto, nunca ficou devendo nada a ninguém. Só que disse que onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração. Disse mesmo. Afirmou que do coração procedem todas as intenções da alma e sempre, quando conversava com alguém que lhe pedia alguma coisa, ia logo perguntando, pra muitos, algo que poderia ser interpretado assim: “Em relação ao que me pede, o que você acha? Como sente isso dentro de você? Qual a possibilidade de Deus lhe defender? O que sente?” Daí fazia o que precisava ser feito, com ou sem aprovação, por fim se deu em ato solitário. Em muitas ocasiões colocou-se sozinho na presença de Deus e ainda recomendou que cada pessoa deveria era entrar no próprio cubículo, onde só cabe quem entra, e ali, na mais profunda solidão, iniciar um diálogo com Deus. A cruz foi um cubículo e acho nunca houve um lugar mais solitário que aquele.

Sem decretos. O encontro com o Senhor é um mistério absoluto do coração. Lugar da liberdade completa e centro de decisões. Nada de imposição, política, ou manipulação. Lá você, é você; um você sem corpo, sem aparência, um autêntico puro. Apenas o Senhor e você, nada e ninguém mais.

pr. Natanael Gabriel da Silva

Um comentário:

  1. Poesia ou Teologia, ou ainda ambas, Natanael você consegue sempre se superar. Linda Meditação

    ResponderExcluir