quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VOCÊ, O FARAÓ E EU



“Filho do homem, diz ao faraó, rei do Egito, e ao seu povo: Quem é comparável a ti na tua grandeza?” – Ezequiel 31.2

Você sabe a qual faraó Ezequiel se dirigia? O nome dele? Naquele tempo, o poder de faraó era estendido de onde a onde? Você sabe? Sabe ainda me dizer sobre a riqueza deles? Melhor ainda, conhece algum faraó? Pois é, os impérios também caem, a ponto de só deixarem rastros na história. Não existe construção humana de sistemas que fique pra contar, pois todos são construídos à base de sangue e injustiça. Isso não acontece apenas com os impérios políticos, que também são econômicos, mas com os econômicos, e que também são políticos.

Às vezes acho que o texto bíblico nunca traz o nome de faraós, e de outros, para mostrar que o ser humano será sempre um anônimo, que os impérios não são tão importantes como se pensa e que viveremos com eles ou sem, passaremos por eles, mas que um dia chegarão ao fim. Todos, sem exceção, construídos a partir da miséria humana e em benefício de alguns. O ser humano nunca conseguiu lidar com o poder, nem com o dinheiro. Você e eu fazemos parte disso e somos assim. Foi por conta disso que Jesus apareceu caminhando e pobre, sem nada, desde o nascimento. De uma família pobre e que só ficou conhecida por causa dele. Você escuta falar de Maria, mas por causa de Jesus. Um pouco de José, de Pedro e de Paulo e a lista não tem fim.

Comparar Jesus com faraó: é possível? Tenho certeza que, se você colocasse um ao lado do outro, sem conhecer nenhum deles, faria de tudo para se aproximar daquele que teria poder e riqueza. Isso porque ainda valorizamos o que não deve ser valorizado, e depois de tanto tempo não aprendemos a fazer escolhas. Só que tal faraó já foi, e faz tempo. Seu Império também e saímos hoje pela vida querendo as mesmas coisas passageiras que fez dele um anônimo esquecido. Seria a vida apenas isso?

Pastor Natanael Gabriel da Silva

Um comentário:

  1. Com certeza a vida é muito mais que isso, ou pelo menos deveria ser. Copiando um amigo, queria chegar no fim da minha vida e dizer como disse Simeão: foi para isto que nasci, agora posso morrer em paz!

    ResponderExcluir