quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O GRITO DA SABEDORIA




“A sabedoria grita nas ruas e levanta sua voz nas praças. Clama do alto dos muros e profere suas palavras à entrada das portas e na cidade:” Provérbios 1.20,21

Isso me encanta. O escritor de Provérbios trata a sabedoria como se fosse pessoa. Num tempo quando a subjetividade humana ainda não era muito bem compreendida, nem mesmo as várias maneiras do Senhor se fazer presente, pois doutrina como a do Espírito Santo, por exemplo, ainda não era homogênea (se é que em algum dia venha a ser), a sabedoria na sapiência judaica tomava o lugar dele e era compreendida como pessoa. Não só compreendida, mas pessoa mesmo, porque a Sabedoria e Deus sempre foram um só.

E o que faz a sabedoria? Grita nas ruas, nas praças, olha por cima dos muros (no caso da cidade, mas poderia ser o da sua casa, ou do terraço do seu apartamento, mesmo que no décimo nono andar), e quando você sai, a sabedoria te encontra, está nas portas, seja da cidade ou do templo, na entrada onde todo mundo passa. É impossível não encontrá-la. Não tem como passar pela vida e não ouvir a sabedoria de Deus. Ela é pessoa, como se fosse um de nós, está sentada onde sentamos, caminhando como se fizesse mímica, seguindo os nossos passos. Atrás? Não, vai ao lado, à frente e de costas olhando nos olhos da gente e sempre afirmando; às vezes você acha que ela está atrapalhando e tenta esticar o pescoço para olhar por sobre o ombro dela, quase tropeça, mas ela não para, não sai e vai mostrando, olha faça assim, olha faça assado, agora é deste modo, está aqui, basta fazer isso, cuidado isto está errado, e fala que fala, aponta que aponta, em todo lugar, em casa, no quarto, quando você dorme, trabalha, dirige, faz compras, pesca, lava a roupa, digita, em qualquer canto, cidade, ou situação, a sabedoria não só fala, grita. Você não pode dizer que ela nunca disse, ou que você não sabia. Começa com o temor do Senhor (Prov. 1.7), depois a Bíblia toda é um manancial de direção e orientação.

Pois é, a sabedoria nos ensina a prudência e o andar na presença de Deus. Não tem como errar, nem como se fazer de surdo. A sabedoria fala, mas onde você bota o pé e que caminho escolhe, é responsabilidade sua. Só não diga que não foi avisado/a.


Pastor Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário