terça-feira, 16 de agosto de 2011

MAIS QUE SONHO

“Naquele dia, haverá estrada do Egito até a Assíria, os assírios irão ao Egito, e os egípcios à Assíria; e os egípcios adorarão com os assírios.” – Isaías 20.23

É uma declaração de paz mundial.  Esta nunca aconteceu. Não, não foi o texto bíblico que se enganou. Foi uma promessa que ainda não conseguimos fazê-la acontecer. Você pode achar que se é promessa de Deus, deveria ter acontecido de qualquer jeito e modo, mas infelizmente não é assim. Talvez você possa ler o texto como se fosse um sonho de Deus. Sonho não no sentido de uma projeção freudiana, um emergir das frustrações. Desejo sim, talvez até um aguardar a fina possibilidade de que um dia isso pudesse acontecer, senão para todos, pelo menos para alguns.

Pra todos, sabemos que não virá mesmo. Então você e eu ficamos com aquela sensação de tristeza porque tínhamos tudo para dar certo, e simplesmente não conseguimos. Não faltou inteligência, nem projetos, todos errados, mas eles estiveram e estão aí. Poderíamos ter formado uma grande comunidade de uma única família, mas em pleno tempo de universalização cultural, ainda nos matamos por conta de religião. Gente mata gente por conta de chinelo e tênis, e gente deixa de ser gente no mercado da opressão das drogas e da prostituição. Não precisava ser assim, mas foi e é. Agora discutimos o que fazer com um planeta cheio de lixo e coalhado de violência e injustiça, e simplesmente não sabemos o que fazer com o que construímos. Não aprendemos ainda nem como amar o nosso próximo, não sabemos o que é perdão, em alguns casos nem compaixão e cada qual estamos preocupados com consumo e aparência. Em casos extremos, nem a família sobra.

Será que não passamos, você e eu, do tempo de fazer alguma coisa pelo menos naquilo que está ao alcance? Amar um pouco mais, respeitar um pouco mais, fazer alguma coisa boa para alguém? Isso poderá não resolver tudo, mas se tiver um encontro real no coração com o Senhor, o mundo poderá ser visto com outros olhos. Aí será a sua vez de sonhar com o profeta.


Pastor Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário