sexta-feira, 6 de julho de 2012

SINGULARIDADE



“E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fique só, e buscam a minha vida para ma tirarem.” I Reis 19.10

Não era uma afirmação verdadeira: Elias não estava sozinho. Só que era real, pois não podia negar o que sentia. Eu também acho que ele supervalorizava o que era ou fizera. Seu lamento, a visão sobre si, a fragilidade de toda uma nação e ainda a ameaça de morte, somados, concorriam para que estivesse ali. Ali e só.

Pode-se pensar, e não seria errado, que Elias não estava no lugar certo. Só que era o lugar certo dele, para ele, numa necessidade de Deus que só ele possuía; para ter uma conversa com o Senhor que foi apenas dele, mesmo que fosse entre terremoto, fogo e voz mansa. Um período de silêncio. Uma caminhada de quarenta dias sozinho e que lembrava os quarenta anos de Israel pelo deserto, na mesma trilha, voltando ao ponto de partida a encontrar-se com o Senhor do passado, dos tempos imemoriais, da história e da vida.

A leitura sugere que Deus parou, como se não fizesse mais nada, só para conversar com Elias. Não é verdade, mas é. Pelo menos para ele, Elias, Deus só estava lá, porque no lugar da solidão profunda não cabe mais ninguém. Singularidade e isolamento, e o mundo se reduz a uma conversa com o Senhor como se você fosse único/a. Embora não seja assim, Deus lhe responde como se fosse e faz milagres só para você. Não, não é individualismo consumista pós-moderno. É apenas experiência e presença de Deus, para alguém, como você, que é singular em toda a humanidade.

Pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário