sábado, 7 de julho de 2012

A JUSTIÇA DO REINO



“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” – Mateus 6.33

Pela natureza proverbial, uma vez que Mateus recuperava um dos estilos literários do Antigo Testamento, cada ideia do chamado Sermão da Montanha se refere ao todo, e o todo também está incluído em cada parte. É assim que se lê o livro de Provérbios, e do mesmo modo este Sermão. Tem o imaginário de ter sido proclamado no monte, e Moisés só poderia ser reescrito se Jesus o fizesse do mesmo modo. Ao reescrever novos parâmetros, Jesus traz um novo sentido de justiça: começo, meio e fim numa linha só.  O mundo interior é o começo. A vida, a caminhada. O Reino, o fim.

E a justiça do Reino parte da alegria superlativa. São dez bem-aventuranças, dependendo de como se estuda ou se divide, só para ficar mais próximo de Moisés, e não tem problema se o número não for esse, afinal os Dez Mandamentos também podem ser doze; o que vale é a aproximação. Com ou sem números, na justiça do Reino tem que haver pacificadores, gente que se sente inapto para a vida, que chora a angústia da existência, que pense na guerra perdida e superada pela humildade, gente com fome de justiça, mas da justiça do Reino e que tenha muita misericórdia no coração. Na justiça do Reino tem sal e luz, porque quem vive tão bem-aventuradamente, tanto salga como irradia luz, e não tem como não ser o que é; nela o que vale é o relacionamento e nenhuma celebração religiosa é mais importante que a convivência e o perdão. Não adulterar, não basta, é preciso ir além. É preciso ter autenticidade, pois dizer isso ou aquilo, qualquer um diz, mas só o Senhor sabe o que se passa no coração. Na justiça do Reino, o amor é a própria justiça. Justiça que dá a outra face, do caminhar além do esperado e possível, e não cabe ódio em relação a ninguém, nem ao pior inimigo. Depois, a justiça do Reino é movida à oração, a partir do cubículo onde só cabe quem ora, e dá-lhe Pai Nosso. Tem também o autocontrole, na justiça do Reino. O corpo sendo submetido à falta de alimento só pra mostrar que ele não é mais importante que a profundidade da alma. E, é claro, na justiça do Reino o tesouro não é o que se tem nas mãos, mas no coração, e depositado no céu. É uma justiça que gera descanso, além dos pássaros e lírios. Nada de julgar ninguém por nada, cada um deve cuidar de seu cisco, ou do poste enfiado no olho, e aqui é o típico discurso de uma coisa que não deveria caber noutra, como a rosa no espinho de Gióia Júnior. Pelo caminho, o Reino e sua justiça estarão de um lado como porta estreita e do outro, bem, deixa o outro lado do outro lado, por mais fácil que seja, não é mesmo? No final, como o Sermão começou num monte, tem que terminar com a rocha onde se deve construir a vida. Começara na terra com a incompreensível felicidade, visitara o Pai Nosso nos céus, chegara às alturas com os pássaros, encantara-se com a beleza dos lírios, pra no final voltar ao chão, pra casa que se constrói sobre a rocha, pra dizer pra você, e para mim, que a Justiça do Reino é possível, e deveria ser perseguida e desejada, sem tempo de descanso; que uma casa numa rocha é uma coisa, na areia é outra, e você escolhe onde quer construir.

Essa é a Justiça do Reino, começo, meio e fim. Do coração à vida, da vida ao Reino.

pr. Natanael Gabriel da Silva

2 comentários:

  1. Bom demais e difícil demais,né?
    Quero escolher praticar essa justiça do reino todos os dias!

    Muito obrigada pelo texto, Pastor!

    abraços
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Quase não apareço por aqui, mas hoje resolvi dar uma olhada e gostei muito do artigo. Que a paz seja cada vez mais semeada em nossos corações e irradie para os que estão ao nosso redor. "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27).

    ResponderExcluir