quinta-feira, 19 de julho de 2012

O DÉCIMO PRIMEIRO MANDAMENTO



“E, quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda falta-te uma coisa...” – Mateus 18.22

Dos conhecidos dez mandamentos, Jesus menciona cinco ao príncipe e acrescenta mais um, que não estava no programa, nem na história, na verdade não estava em canto nenhum. O príncipe, descrito por Mateus, se aproxima de Jesus e faz afirmações contundes. Primeiro diz que Jesus era bom mestre. Depois diz que Jesus sabia como fazer para se obter a vida eterna.

Por bom mestre, estaria o interlocutor esperando que Jesus fosse bonzinho com ele? Bonzinho mesmo. Que desse uma tarefinha só pra cumprir tabela. Afinal, o que poderia haver de mais difícil além daqueles cinco mandamentos, ou até dos dez, cumpridos na inteireza? É daí que entra o décimo primeiro mandamento, que não estava nos manuais da espiritualidade e nunca ninguém tinha mencionado antes. O décimo primeiro mandamento não era pra se fazer nada, era o príncipe mesmo, a pessoa dele. Ele deveria desfazer-se de tudo, voltar sem nada, só ele, como pessoa e corpo, limpo das escamas da construção social humana, dos benefícios do possuir e da prepotência. Gente pura, pessoa e coração, sem absolutamente nada, nada do que se pensa ter, nada do que se faz ou do que se pensa fazer. Só ele, pessoa. Jesus dizia algo como: Fazer você já faz demais, só falta você, mas só você.

Mandamento diferente, não é? Você é o décimo primeiro mandamento; só você, sem nada pra oferecer, apenas vida e  vontade. Este mandamento não está nos manuais e não tem como cumpri-lo apenas com aparências, porque não é um texto, mas pessoa. Também não tem conteúdo; é apenas vida e rendição.

Pastor Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário