quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TOMAR A CRUZ

“E, chamando a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Marcos 8.34

Não, tomar a cruz não significa carregar problemas. Nem para Jesus a cruz representou isso. Na verdade ela foi solução. O texto não está mencionando as dificuldades que você enfrenta na vida. Também não está se referindo a algum problema prolongado que você vai carregando até não poder mais. A cruz de Jesus, pra Jesus, não foi nada disso. Foi dura, desumana, ingrata até o último grau, mas ele caminhou rumo a ela e a teria abraçado, caso não tivesse que necessariamente estar de braços abertos para ser crucificado. Braços abertos e não poderia ser de outro modo, pois recebia a humanidade, desprovido de qualquer defesa. Então a cruz que você deveria carregar não se refere aos problemas que possue e sofrer não é sinônimo de ser cristão. Sofrer é apenas sofrer.

Quer andar como Jesus andou? E é assim que começa o convite: Quer ser como eu? Primeiro não pense em você mesmo, porque enquanto pensar assim estará interessado na vida com Deus apenas quando esta lhe seja favorável. E quem não faz isso? Não estava certo Jesus? Claro que estava e até hoje tem gente procurando igrejas pra resolver este ou aquele problema e num determinado momento, na atual cadência, igrejas que oferecem serviços e curas saem à frente. Quer ser como eu? – perguntava Jesus. Esqueça de si. Esqueça não, vá mais longe. Diga não a si mesmo com convicção e poder de decisão. Depois tome a sua cruz, parecida com a minha e saia pelas ruas. Será sua, porque é a sua vida. Só você pode carregá-la. Tenho absoluta certeza que ninguém irá confundir você, porque a história conhecerá uma única pessoa que fez isso, que serei eu. Ninguém no mundo que tenha um mínino de conhecimento histórico, mesmo que não seja um ocidental, ao se encontrar com alguém pela rua carregando uma cruz irá identificá-lo/a comigo. Com outras palavras, me assuma de tal modo que, quando alguém olhar pra você, irá se lembrar invariável e imediatamente de mim. Quando você for confundido comigo, será como eu.

Pastor Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário