quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PARA ALÉM DA ARTIFICIALIDADE


“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4.4

Tiago não conhecia a expressão “consumismo”, mas é ela que aparece aqui. No tempo de Tiago a questão não era apenas o supérfluo, mas a falta do essencial. Havia fome e a igreja suportava uma desigualdade difícil de ser compreendida. Só que ao invés de tratar o pobre como vítima, ou o rico como carrasco, pra Tiago o ser humano, em qualquer situação, quando reduz a vida a isso, é inimigo de Deus. Mais que inimigo e as expressões “adúlteros e adúlteras” são de profunda infidelidade. Quase imperdoável infidelidade, pois reduzir a vida a sonho de coisas é tirar dela a natureza de ser vida.

Nessa linha não é possível ser amigo de Deus, porque Ele não é coisa. Ele é vida em toda plenitude, para quem o esforço do viver deve ser dirigido e orientado. E não é que o desvairado mundo em que vivemos nunca gerou igualdade social e muito menos aproximação do ser humano com o seu semelhante! Não é que destruímos a natureza com a artificialidade dos plásticos, que são símbolos da nossa própria artificialidade? Mais ou menos como Matrix: a artificialidade como realidade virtual, carregada como sendo vida mesmo, quando não é. Parece, tem cheiro, funciona e volume, mas não é vida porque é uma artificialidade de coisas que não existem, e não venha me dizer que algum dia você viu um pé de dinheiro. Claro que é artificial! Daí me aparece alguém dizendo que artificial é a árvore plantada no jardim do Éden, que nunca existiu! Ele, ela, e eu também, nos matamos em função de algo que não existe, mas fizemos existir, como trabalho, poder, padrão de vida e por aí se vai; e quando nos tornamos inimigos de Deus, achamos que deve ter alguma coisa errada em algum lugar porque não deveria ter acontecido isso. Nem entendemos direito o que isso significa.

Não deveria ter acontecido, mas aconteceu. A pergunta de hoje é sobre a razão da vida, porque lutamos e morremos e me parece que não tem sido na direção e busca da amizade com Deus.

Talvez hoje seja um bom dia pra redescobrirmos a vida, para além da artificialidade, não acha?

pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário