sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A ARTE DO TEXTO

“... e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.” – Mateus 28.20b

Eu sei que você conhece este versículo. Mas ele é como uma obra de arte: quanto mais se olha, mais faz sentido. Não é um sentido de compreensão, mas de sentimento de pertencimento. Sei também que o texto de Mateus foi escrito em tempo de profunda guerra e injustiça contra os primeiros cristãos. “Tempos Difíceis”, como diria Charles Dickens. E Jesus declara isso para que a solidão fosse banida. Ele não prometia, necessariamente, a superação do sofrimento, porque sofrer faz parte da vida. Também não prometia intervir em toda e qualquer ocasião para libertar ou impedir que alguma coisa acontecesse; isso também não. Esse tipo de oração a construímos por egoísmo e nos demos com um conceito de “senhor serviçal”, isto é, Deus à nossa disposição. Achar que a promessa de Jesus foi uma procuração em branco pra se pedir e exigir o que quiser, é uma interpretação torta, própria do nosso tempo.

Jesus prometeu companhia. Eu sei que um zilhão de pessoas irá achar que isto é pouco, mas é porque a nossa sociedade valoriza mais as coisas que as pessoas. Daí entramos na era da tecnologia e as pessoas sofrem, e morrem, de solidão. O nosso século começou com o discurso da morte de Deus, passou pelas Grandes Guerras, as pequenas e centenas de outras, e chegamos ao mal do século chamado de “depressão” e muita solidão. De certo modo a tecnologia nos aproximou, mas também nos afastou. As redes sociais facilitaram a comunicação, mas para quem não constrói a história juntos o diálogo fica na apresentação: - “Olá, há quanto tempo!” E o outro, ou outra, responde: - “É verdade, e daí como vai? Vou bem e você? Vou bem também”. Fim da conversa. Não tem mais assunto. Depois a pessoa fica postando: “Estou cansado/a vou dormir” ou “Meu dia foi lindo”, e volta a falar de si no público da rede pra se enganar dizendo ter amigos.

O estar convosco de Jesus é amizade. “Pessoas precisam de pessoas e pessoas precisam de Deus”, slogan de uma igreja que tenta afugentar a malignidade do nosso século, a solidão. Agora sim, pode-se pensar que Jesus prometia afastar um tipo de sofrimento: a solidão. O milagre prometido é este: estarei convosco e juntos vamos atravessar a vida. Esta é a arte do texto e que o faz não ter fim. Pode ficar olhando pra ele e lendo um trilhão de vezes, será sempre novo, e cada vez fará mais sentido se Jesus for de fato o seu melhor amigo.

Pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário