quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O RETORNO PARA CASA


“Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam esparramadas no dia de nuvens e de escuridão.” Ezequiel 34.12

É a lei da vida: o ser humano anda e se afasta, e o Senhor o busca. O ser humano se afasta aos poucos; dia lindo, sem ameaça ou perigo, vai andando, olhando pro chão, cabeça baixo, vez por outra mira o horizonte e volta a caminhar, um passinho aqui, outro passinho ali, uma curva, outra curva, uma trilha, uma pedra, um rio e vai indo embora em busca de algo depois do morro, e depois do morro vem outro morro e quando dá por si, as nuvens vão se formando, a noite vem chegando e o perigo mostra a sua cara.

Uma pessoa não se perde de uma vez. Ninguém acorda pela manhã, olha o dia e diz pra si com segurança e desejo: Hoje vou me perder. Claro que não é assim, vai acontecendo sem ser sentido, notado ou pensado, e vai indo até que não se sabe mais onde está, nem quem é, não se aceita e pergunta onde teria estado Deus que o/a deixara se afastar tanto, onde estariam os outros que não viram que se perdera, cadê as pessoas que andavam juntas e não estão mais? E é por conta disso que você se depara com pessoas semi humanas no lixo de praças se drogando, se prostituindo e dormindo em cima de jornais. Ninguém chega a isso de uma única vez.

E o pastor? O que faz o pastor? Sai à procura de vidas perdidas. Ninguém consegue voltar sozinho, esteja muito ou pouco longe. Se fez a primeira curva, já era. Pra voltar, só acompanhado, e acompanhado da pessoa do Pastor. Você acha que é o único, ou única, que está perdido/a? Não, não está. Irá descobrir que permitir-se retornar de mãos dadas com o Pastor não é demérito, é privilégio da Graça, que busca quem quer que seja, em qualquer lugar ou situação. Só o Senhor, nosso Pastor, faz isso, apesar de não ter sido culpado de você ter ido embora. Ele só quer te pegar no colo, e ajudá-lo/a a voltar para casa.

Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário