quarta-feira, 21 de setembro de 2011

6 DIAS DEPOIS

 “E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles.” – Lucas 9.2

Seis dias. Lucas menciona oito. Um tempo longo, pelo menos para nós que achamos que a vida de Jesus era cheia de compromissos e prazos, como a nossa. Projetar no passado o modo de vida que temos, faz parte, todo mundo faz isso. Só que seis, ou oito dias, é um bom tempo. Tempo de silêncio. Tanto silêncio que não há o que contar. Não há registro de qualquer sermão, oração ou cura. Nada. Nenhuma caminhada, nenhuma multidão seguindo Jesus e nenhum diálogo relevante entre os apóstolos que merecesse ser registrado. Simplesmente o texto fica mudo. Quando o texto fica mudo, também fala. Fala do silêncio, da calmaria, do ócio, que para nós é quase um crime. Bem, pelo menos para mim. Fui educado para trabalhar e quando tenho que tirar algumas horas do dia pra fazer algo pessoal e necessário, não o faço sem sentir incômodo, mesmo que depois fique em atividade até as dez da noite, ou comece às cinco da manhã. Só que naquele tempo não era assim.

Seis dias sem milagres. Se Lucas estiver certo, aumente dois e será mais de uma semana. Tudo parado, e os apóstolos não sabiam o que viria depois. Nem imaginavam o que seria uma “transfiguração”. Isso é que é milagre! Não foi pedido, desejado, pensado ou imaginado. Novo no sentido, acontecimento e tempo. Inesperado, inusitado e belo. Tão belo que Pedro achou melhor ficar por ali mesmo. Também tinha sido uma semana meio parada. Havia secado a fonte dos milagres? Não, e o milagre nem seria pra eles, e Pedro não tinha nada que dar opinião, porque tem vez que a gente quer meter a colher no milagre dos outros, é ou não é?

Um ano, um mês, semana ou dia. O que será que nos espera? Não sei, só sei que às vezes é necessário subir o monte sem saber no que vai dar, e esperar sem saber o que acontece, e ver o que Deus faz só para Ele, e continuar mudo, porque o silêncio faz parte do que é majestoso.

Pastor Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário