quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TUDO É DELE



“Posto que as nossas maldades testificam contra nós, ó Senhor, age por amor do teu nome; porque as nossas rebeldias se multiplicaram; contra ti pecamos.” – Jeremias 14.7

Há um momento quando o ser humano não tem mais nada a oferecer. Não tem mais o que fazer, porque a sua condição de desumanidade é tamanha que nada há de bom que possa ser encontrado nele. Nada, de nada. Pode vasculhar na superfície do comportamento, como a imagem que vendemos e o modo de nos comportarmos, por exemplo, que não vai achar nada. Pode ainda procurar no mundo interior, lá no profundo da alma, onde ninguém chega, mesmo com todo esforço freudiano, e novamente o que se tem lá nem deve ser mencionado. Bem, nem sei se é possível mencionar e transformar em palavras o que está tão fundo, contudo, a caixinha de pandora deste mundo interior também reserva cobras e lagartos.

Bem, chegando a esse ponto, e o ser humano já chegou faz tempo, ele faz que tipo de oração? Nem sabe o que orar, porque não tem onde buscar virtudes para demonstrá-las. Daí o profeta faz um pedido diferente: pede a Deus por Ele mesmo! Alguma coisa como, se o Senhor não encontra motivo para nos perdoar, procure tais motivos no Senhor mesmo. Se continuarmos assim, será o nome do Senhor que ficará sendo questionado, então cuida da gente, não por causa do que gente faz ou seja, mas em razão do amor que o Senhor tem e é! Aqui não tem nada, tem aí. Aqui, acabou. Aí não, é fonte de vida e amor que não acabam mais.

E foi assim que o Senhor atendeu a oração de Jeremias. Você e eu estamos aqui contando histórias e lendo porque fomos poupados. Depois a oração de Jeremias continuou na vida de Jesus, porque a Graça de Deus é o perdão dele com fundamento nele mesmo! É Ele que tem e dá, retoma a vida que você pensa que é sua, e leva de volta para Ele mesmo. Esperar alguma coisa de você e de mim? Essa pergunta não se faz mais. O perdão do Senhor vem por conta dele mesmo, porque, como diz o apóstolo Paulo: "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém" (Romanos 11: 36).

Se você chegar à conclusão que não tem nada a oferecer a Deus, pode ter certeza de que isso é a pura verdade. Um bom dia, só começa, quando se tem noção da grandiosidade do Senhor e da fragilidade e impotência do ser humano em querer ser alguma coisa.

Pastor Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário