sexta-feira, 30 de maio de 2014

CADÊ O CHÃO?


"Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou."  (Hebreus 12 : 17)

Entrevistado pelo repórter, no auge do rush, ônibus lotado e trens suburbanos também, um estudante que não sabia se segurava a barra do apoio ou os livros na mão, respondeu quando lhe perguntaram a razão de não dar um passinho pra frente: - Não dá pra tirar o pé do chão, porque depois não dá pra colocar de volta.

É aí que entra Hebreus e sua interpretação da vida de Esaú, que vendeu a primogenitura por um prato de lentilhas, se arrependeu, mas quando desejou colocar o pé no chão, o chão não estava mais lá. O que poderia fazer? Nada. Assim foi perseguir o irmão. Na verdade não estava correndo atrás de Jacó, mas do próprio passado; e passou pelo perdão quando Jacó retornou pelo vale do Jaboque porque não tinha mais o que fazer. Naquele abraço, Esaú abraçou foi a si mesmo. Daí aprendeu que ficaria com o pé suspenso, flutuando, sem trégua nem tempo ou apoio pelo resto da vida. De certo modo, descansou. Mas, descanso basta? É, o tempo nem sempre dá uma segunda chance.

O tempo muda. Você muda com o tempo e as pessoas mudam também. O tempo que se perdeu é como o piso do ônibus donde se tirou o pé. A questão nem é o da vontade de colocar de volta, o problema é que o chão também se desloca, vai embora e quando você tenta pisar de novo, ou está ocupado, ou sumiu! Cadê o chão pra fincar o pé? Finca com gosto a equilibrar a vida, mas nada; o pé passa direto e se perde no vazio.

Deve ser muito triste procurar o lugar do arrependimento e não o encontrar mais. Querer perdoar e não conseguir, achar que deveria ser assim, se fosse, mas o tempo arrastou a ocasião e o pé pisa sobre outro, que não deveria estar lá. Mas está e tem coisa que a gente tem que fazer enquanto está no caminho com o/a outro/a. Caminhando, conversando, perdoando, revendo, mudando o futuro, novos laços, perspectivas e sonhos. Só que tem hora que o que deveria ser já foi, e quando você se dá conta, não tem mais jeito. Sentimento ruim o de desejar arrepender-se do que fez e não poder mais!  Onde está o lugar do arrependimento? Esaú procurou, mas não o encontrou. Sabia o que era arrependimento, o que deveria fazer e o que tinha se perdido, só não sabia que não tinha mais chão. Depois Esaú abraçou Jacó, mas não foi suficiente, rejeitou os presentes do irmão, mas também não foi suficiente, ouviu do irmão uma declaração, mais que honrosa e verdadeiramente nobre: - Tenho visto o teu rosto como se fosse o rosto de Deus. Isso também não foi suficiente, porque, fora de tempo, o perdão não é o mesmo. Segundo Hebreus, Esaú até chorou, e terminou nisso.

Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário