domingo, 7 de outubro de 2012

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO



“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus” – Mateus 5.3

Jesus andava com os pobres, até porque ele mesmo não tinha nada. Os pobres, incluindo Jesus, haviam sido expropriados pelo sistema religioso e poder público, sob o domínio dos romanos. Por conta disso, Jesus menciona que o tesouro verdadeiro é outra coisa, e que, diante de qualquer ofensa, deve ser oferecida a outra face, que nem sempre é suficiente porque algumas pessoas desejam mais faces do que às vezes possuímos. Sofrer em razão de um sistema religioso daquele, desumano e politiqueiro, e sofrer em decorrência do domínio político externo, ninguém merece. Ninguém suporta. Agoniza. Adoece.

É difícil, muito difícil. É mais fácil responder com a mesma força, energia e determinação. Exigir e morrer lutando em defesa, agredindo como é agredido, enfurecer-se, desejar o mal para quem faz o mal, talvez a morte pela morte, a miséria pela miséria, a dor pela dor, e de repente o oprimido se torna igual ao opressor.

Por ser difícil, muito difícil, Jesus disse que se você conseguir passar por tudo isso, mantendo a fome e a sede pela justiça, o que mostra que não há concordância com o que é feito, será um bem-aventurado. Isto é, você rejeitar a ser igual ao agressor, isso é muita felicidade, de tão difícil que é. Feliz, mas feliz mesmo. Você continua sendo quem é e, conscientemente, sofre sem fazer sofrer e se torna diferente do ofensor, só porque continuou sendo quem é, tentando semear a misericórdia, e desejando a vida ao invés da morte, a paz ao invés da guerra, a liberdade ao invés da opressão. Num dado momento o Senhor diz pra você: é por aqui. Você não imaginava que havia uma porta, logo perto. Você simplesmente a abre e sai por ela, e continua sendo quem foi e é, sem alimentar os males que naturalmente emergem de uma situação de conflito. Ser beligerante, qualquer um consegue. Matar é fácil, tão fácil que a narrativa bíblica diz que o primeiro ser humano a morrer, não foi de causa natural, porque ser agressivo, injusto e exigente, qualquer um pode ser. Agora, se você conseguir superar tudo isso, será mais que feliz, muito feliz; será um bem-aventurado.

Os conflitos e situações são passageiros. As virtudes e os males são carregados dentro no coração, daí a pessoa sai da situação, mas a situação não sai de dentro dele. Bem-aventurado, mas muito feliz mesmo, se você conseguir ser diferente.

Pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário