segunda-feira, 22 de outubro de 2012

BEM-AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO



“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” – Mateus 5.8

É, ser limpo de coração não é nada fácil. Eu sei que tem a ver com o ter sido purificado, perdoado e relançado na vida pra um reinício. Só que está também relacionado ao histórico, ao que se constrói. Na linguagem cristã, não basta fazer o certo, do modo certo, é preciso antes de tudo avaliar as intenções e os desejos. Só que não são apenas as intenções e os desejos que legitimam uma ação. Claro que não. É a tal da justiça que deve exceder, e o que está em discussão são os valores de amor, fraternidade, perdão, ou, seguindo as recomendações anteriores, ser pobre de espírito, suportar as profundas adversidades, responder com mansidão, desejar a justiça sem vingança e dar-se como misericordioso. Isto é, distribuir, ensinar, viver e respirar a misericórdia.

O ser limpo de coração é um problema, porque uma vez marcado, marcado para sempre. Arrependimento vai, arrependimento vem, perdão vai, perdão vem; justificativas para se ter feito uma coisa ou outra também vão, e junto o histórico de relacionamentos. Este é parceiro da lógica, bem estruturada, e que fundamenta o que foi feito como necessário ou natural. Só que a marca, é a marca, e a memória registrará o evento como um alerta para os dias futuros. É difícil, porque culpas: quem não as tem? Ter feito alguém sofrer, quando deveria ampará-lo/a, quem já não fez isso? E a infidelidade? Tanto pra quem doeu, quanto pra quem fez doer, é dura não é mesmo? E um dia lá vem o sentimento ilhado, morto e amordaçado (Fagner) e emerge num momento vivo, como se tivesse sido ontem. Você vai precisar desta lembrança para ser pessoa, não vai deixar de ver a Deus por conta disso, mas vai ter que conviver com a memória só pra saber que é humano, perdidamente humano.

É, a limpeza do coração vem como uma recomendação: cuidado com a vida, os eventos e as pessoas passam, mas tanto a memória como a consciência, não podem ser transferidas. Não é fácil ser assim. Exige escolhas. É uma construção que não pode ser demolida. Difícil, muito difícil. Agora, quem consegue, é feliz, muito feliz, é bem-aventurado.

pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário