sábado, 20 de outubro de 2012

BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS


“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” Mateus 5.7

Misericordioso é aquele que, não sendo alvo da misericórdia, desencadeia a partir dele os atos de misericórdia. Como se fosse fonte. Pois é simples, de certo modo, ser apenas condutor, porque a maioria de nós é apenas canal por onde passa o amor, e só sabemos responder com o amor quando somos amados. Saber responder até que dá, mas movimentar o que não foi recebido e ensinar um caminho ao impiedoso, que este não conhece, não é nada fácil. É como aquele princípio que nos mostra que as virtudes não podem ser dirigidas. Alguém não pode ensinar o outro a odiar determinadas pessoas e ao mesmo tempo selecionar a quem deve ser direcionado o amor, porque são princípios de vida. Ensina-se a amar, e quem aprende ou convive com a virtude do amor e é embalado por ele, distribui e é tomado por uma ingenuidade incompreensível. Difícil, eu sei. Quase um sonho, mas é assim que funciona.

A ingenuidade do misericordioso, que pela misericórdia, tenta ensinar o agressor que há um caminho melhor, é sofrida demais. O misericordioso não pode impor a misericórdia, porque isto a corromperia. Também não pode exigi-la porque não depende de uma determinação, mas de um modo de vida. E modo de vida se ensina com o modo de vida. Só que o misericordioso tem o lastro e a paciência da espera. Receberá misericórdia, um dia sim. É a esperança que não o faz desistir. Não é porque não saiba fazer diferente, nem pelo fato de concordar com a opressão, e muito menos por sentir-se culpado de não ter sido contundente e agressivo quando dele foi requerido. Não há culpa. Apenas esperança. Não é retroalimentado, como se a misericórdia batesse e voltasse. Tem apenas uma direção. Não é apenas um canal de misericórdia, é fonte. Nasce nele e sai para o outro.

Amar sem ser amado/a, responder com paciência quando a própria natureza humana indica outra direção, e não permitir que o mal do outro contamine a virtude da misericórdia que se possui, é muito difícil. Dificílimo. Coisa que nem o superlativo dá conta. Agora, se você conseguir, será feliz, mas muito feliz. Será um/a bem-aventurado/a.

pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário