segunda-feira, 15 de outubro de 2012

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS


 “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” Mateus 5.5

O contrário de manso é ser violento, nervoso, comportar-se com brutalidade, em atos ou sentimentos. Semelhante é aquele que é calmo, gentil, amigável, paciente, afável. Alguém que se coloca na condição de servo e que só deve a obediência ao seu senhor. E isso é difícil, ora se é. A violência é mais fácil, e o desejo de responder à altura sai liso, rápido e certeiro. Naturalmente o ser humano responde deste modo, e quando pensa que não deveria fazer, já fez. É um ponto, uma resposta, sem futuro ou espera, como um pingo. Daí a mansidão ser singular porque tem que ser paciente. Não acontece de um momento pro outro, nem tem resultados imediatos. Na verdade, quando se exerce a mansidão, não se deve esperar qualquer resultado, porque pode frustrar quem não encontra a resposta do ter sido, ou cansaço do nunca chegar. A mansidão não se resolve com uma mudança de cenário histórico, e quando o fato se esgota, a mansidão não termina porque não está associada a um evento, mas à pessoa. Vão se alternando os dias, as coisas vão se modificando, e o paciente é tido como quem não age, não faz, não se importa ou não vê. Ledo engano! Quem exerce a mansidão não tem pressa, não faz uso da força que possui, nem lamenta a fraqueza de ter sido vencido. É, tem gente que se dá como possuidora de mansidão, mas confunde isso com a falta de coragem ou recursos, pois se os tivesse, há muito as coisas teriam sido resolvidas de outro modo. Só que, quem faz a opção pela mansidão, se comporta de forma voluntária.

Um dos detalhes mais interessantes da parábola do joio e do trigo é o ensino da mansidão. Espere. Só espere. Esperar quanto? Esperar até o fim, lá no final, bem no limite, quando então um e outro serão separados, mas não faça por si, nem agora, nem amanhã, espere, nordestinamente espere. Espere o Reino dado. Você não o conquistará mediante a força. Na verdade não o conquistará de nenhum modo. O Reino é herança.

É difícil esperar. É difícil suportar. É muito difícil não corrigir o que deve ser corrigido, porque desde sempre aprendemos que a voz profética tem que ser aguda, imediata, declaradamente condenatória e corretiva; imediatamente já. É difícil saber esperar, aguardar o tempo de maturação, porque a demora pode consolidar a perda e o desterro. Pois é, pode, mas não necessariamente. Ensinar a vida com a mansidão, consciente do mal, tendo suportado o sofrimento por conta dele, mas deliberadamente assumir o prolongamento do tempo como cura, não é pra qualquer um. Agora, se você conseguir, será um/a bem-aventurado/a. Muito feliz, superlativamente feliz.

pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário