terça-feira, 3 de abril de 2012

ESQUECIMENTO E SOLIDÃO




“Lembra-te dessas coisas, ó Jacó, e, tu, Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel; não me esquecerei de ti.” – Isaías 44.21

A ausência da memória é uma tragédia. Pensada de um modo bem simples, memória é o que faz a história de uma pessoa e que só ela, apenas ela, pode reviver ou compartilhar.  Tudo o que você pensa, viu ou passou, irá quando você tiver partido. Parte disso você conseguiu contar para alguém, mas o incomunicável, aquilo que sentiu ou viu, um dia se perderá. As experiências da vida são suas, somente suas e são elas que, de certo modo, fazem você ser quem é, mesmo que tenha se esquecido delas.

Isaías, o profeta, sabia disso. Fez uma profecia ao contrário e recomendou a recuperação da memória, ao invés de mostrar como será o futuro. O futuro será um, se a memória for de um jeito; será outro, se for de outro jeito. A depender da memória, um futuro. Parece estranho esse negócio de futuro condicionado, ou será uma coisa ou outra, mas quando você olha para o passado e se lembra do que Deus já fez, o que a vida será, fica diferente. Dá pra ter medo? Preocupado/a? Insegurança: tem também? Olha o futuro e não vê nada, é assim? Pois é, as respostas a estas perguntas dependem da lembrança do que o Senhor fez no passado, de como você esteve (ou não) com Ele, e de quais situações você já foi libertado/a, conduzido/a e pastoreado/a. Estas coisas, seja por parte de uma pessoa, ou nação, não podem cair no esquecimento.

Daí Isaías continua: você se esquece, mas Deus não! Então torna para mim, diz o Senhor, porque vou desfazer o que você fez de errado como se fosse névoa pela manhã, vai apagando, apagando, e quando desejar encontrá-la, não está mais lá. Você esqueceu que eu já fiz isso, não é? Esqueceu também que criei todas as coisas, não é mesmo? Pois é, quem não tem a memória da minha presença no passado, vai achar que terá que caminhar sozinho/a no futuro.

Pastor Natanael Gabriel da Silva

Um comentário:

  1. Reflexão extremamente oportuna, pastor!
    Que Deus continue nos abençoando (suas ovelhas), através da sua preciosa vida!

    ResponderExcluir