quinta-feira, 5 de abril de 2012

O TUDO

“Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.” – Habacuque 3.17,18

Cada vez que leio este texto, me pergunto: Quem sou?

Hoje preciso responder a esta pergunta. Sou alguém que só vê Deus agindo quando Ele faz alguma coisa em meu favor. Sou ansioso, pois penso que os problemas que vivencio são sem solução, como se o Senhor nunca tivesse me ajudado antes. Sou alguém que exige de Deus uma atitude contra tanta coisa errada nesse mundo e parece que Ele não faz nada. Sou alguém que precisa de um roteiro de vida, faça isso, não faça aquilo, isto sim, isto não, porque não sei me soltar na liberdade que o Senhor me deu e observar os princípios que ensinou. Sou alguém que não sabe agradecer, e sobre isso não tenho nem o que falar. Sou alguém que acha que a vida vai durar para sempre e jogo para o amanhã o que precisa ser mudado, mas quero hoje dEle o que possa me favorecer. Só penso em mim, faço menos orações do que deveria, e primeiramente julgo as pessoas antes de compreendê-las. Não sei amar, muito menos ser servo.

Só que Deus não desiste de mim, isso também sei. Nem sei a razão. Explico isso dizendo tratar-se de Seu amor imenso, e só pode ser mesmo. Não tem outra explicação. E quero ser como Habacuque. Não o Habacuque dos capítulos 1 e 2, que é mais parecido comigo hoje. Quero ser como o Habacuque da oração do 3. E quando eu compreender que o “Deus da minha salvação” do texto, não tem o sentido de eternidade, céu ou coisa parecida, mas presença na ausência, faltando tudo e Ele ali, não tendo nada e Ele me acompanhando; quando eu compreender ou mergulhar nisso, então descobrirei que a vida que Ele já me deu por aqui tem sido sua grande dádiva, e já basta. Mesmo que tenha sido uma vida de ausência de coisas. A companhia dele já é o tudo.

Deus já é, por Si, o bastante, disse Tereza de Ávila.

Pastor Natanael Gabriel da Silva

Um comentário:

  1. que texto gostoso de ler. tem a alma do meu amigo. beijos lamarque

    ResponderExcluir