quarta-feira, 7 de março de 2012

VIDA PRA QUEM QUISER

“Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.” João 5.26,27


Julgar o quê? Você olha o texto e vai pensar que o Filho do Homem irá fazer uma triagem com selo de qualidade: você sim, você não, você não também, esse outro aí não, esse sim, e por aí se vai. O assunto do texto não é esse, mas a vida. “O Pai tem a vida” é diferente do “Pai que vive”. Você vive, eu também, mas o Pai é a própria vida. Foi Ele que a inventou. Fez do jeito que queria, e deu tanto a você e a mim, algo que ninguém consegue explicar, a vida. Não tem área do conhecimento humano, nem medicina, genética, ou que estude a subjetividade como a psicologia profunda, ou a filosofia em alguns casos, que dê conta do assunto. Nem a teologia consegue. Pra Ele foi fácil, disse e pronto ali estava a vida. Vida que era Ele e que depois soprou sobre o barro. O barro entra como símbolo de coisa comum, quase um nada, porque sem o sopro de Deus, somos uma arquitetura feita de lama. O barro valoriza o sopro, e assim o sopro, fica mais sopro ainda. Um sopro no superlativo, enorme de grande.

Pois é, o Pai julga e o Filho do Homem também. Julga pra dar vida. Olha aqui, vida pra você. Pra você também. Quem tá morto (5.25) precisa de vida, então toma, aqui tem. Dou vida pra você, pra você e pra você. Eu é que julgo pra quem dou vida, e eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância (João 10.10). Você não precisa entender o que a vida é, nem mesmo ficar na condição de morte, porque a vida está comigo e a dou a quem quero. Você anda comigo, e eu dou vida pra você. Só Eu posso fazer isso.

Vida pra quem quiser. Não é banca de feira, de jeito de nenhum. É quebrantamento e submissão: você dá a sua morte para Ele e Ele devolve o sentido do viver pra você.

pr. Natanael Gabriel da Silva

Um comentário:

  1. Pr. Natanael, bom dia.
    Uma das coisas que me impressionam muito, na experiência cristã, é o Espírito Santo falando em locais diferentes, através de pessoas diversas, sobre o mesmo ponto das Escrituras.No domingo dia 04/03/12, foi exatamente esse o texto que Deus usou, para nos falar em Vila Garcia, conduzindo desta mesma forma. Deus é mesmo IMPRESSIONANTE!
    Um abraço
    Selma Kaiser

    ResponderExcluir