terça-feira, 20 de março de 2012

O HORIZONTE PARA CIMA


 “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu...” – Mateus 6.19,20a.

Trata-se da superação no horizonte. Se você vive cercado de casas e prédios, a sua visão só alcança alguns metros, pouco mais, um pouco menos, e assim, se não tomar cuidado, poderá perder a noção do horizonte, que fica mais longe e  está por detrás das coisas. Agora se você olhar para cima, contempla o que não tem fim. Longe de tudo e bem distante.  Daí o ser humano resolveu viajar para o alto e não encontrou lá nenhuma poesia, porque o alto é o que nos faz cair para cima e lá é tão distante da miséria humana, que só pode ser a morada de Deus.

Eu sei que Deus não mora no céu, mas isto está na minha cabeça, não no coração. Continuo elevando os meus olhos para os montes à espera do socorro. Sei que lá também está tudo o que é perfeito e completo. Assim, juntar tesouros e coisas aqui é aplicar a vida por inteiro com preocupações pequenas, o que também diminui o sentido do que é viver como humano. É ficar olhando para baixo, onde a vista só alcança a própria altura, ao invés de olhar para cima e ser esticado para crescer. Quando a gente olha para cima, vê que há muito espaço pra se guardar muita coisa lá, quando olha para baixo fica pequeno/a e sem saída, pois o chão está logo ali, debaixo das solas dos pés.

Olhar para o alto é colocar os valores lá, nas prateleiras altíssimas, onde só a visão e o imaginário alcançam. Só que lá não dá pra colocar coisas, só valores. As coisas ficam por aqui mesmo. Lá só pode ser depositado o que não pode ser apanhado com as mãos, como o amor, a gratidão, a confiança, a dependência e os sonhos, por exemplo. Tesouro da comunhão com Deus, acha que está no limite do chão? Claro que não, está para cima, longe de tudo e de todos e só você um dia alcançará, porque pertence só a você.

É, acho que vida hoje se resume no olhar para baixo, e é por isso que o ser humano não consegue ir além da própria altura. Possui muitas coisas, e quase nada de valores eternos.

pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário