terça-feira, 27 de março de 2012

SEM TAMANHO




“E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João Batista; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” – Lucas 7.28

Eu sei que teve, e tem, muita gente boa afirmando que Jesus e João Batista não se entendiam muito bem. Dois grupos, duas escolas, e uma superou a outra. Como nada ficou escrito pelos próprios discípulos de João, o assunto fica suspenso e vai deslizando na imaginação.

Eu, que estou mais pelo lado da poética/literatura que da história e seus conflitos insolúveis, vou aqui estranhando a ideia de, no Reino de Deus, ter menor e maior e vou logo afirmando que, pra mim, foi apenas um modo de dizer que menor e maior são figuras do nosso tempo. Quem fez mais, ou fez menos, no Reino de Deus, tanto faz, são todos pequenos. Que injustiça! – diria você. Não, não é injustiça. É condição. E o ladrão que esteve ao lado de Jesus na cruz, também vai ser igual a mim? Vai. Igualzinho, mesmo tamanho, perdão e graça. Mesmo modo de ter sido amado por Deus. Uma mesma decisão e pedido que deu a ele o passo para a eternidade: - Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino. Uma oração com menos de dez palavras. No Reino de Deus ele será pequeno. João Batista será pequeno. O profeta Isaías também será pequeno. Paulo, pequeno também. Pedro, outro pequeno, e você na trilha da mesma oração, uma súplica de entrega e confissão, mais um pequeno. Não é um pequeno mais, outro pequeno menos, um pequeno que é menos pequeno, ou um outro que é um pouquinho mais, um dedinho só, tiquinho assim mais que o outro. Nada disso. Pequenos e pequenos, porque lá só Deus é grande. Se você quer ser grande no Reino de Deus, esqueça! Lá só tem lugar pra gente que se reconheceu como carente de Deus, insuficiente até debaixo d´água para se livrar dos próprios pecados. Que precisou do perdão para ser o que é. Tudo o que você pensa, é ou possui, veio dEle, tanto as virtudes como o tempo e a própria vida.

Gente assim, como você e eu, sem tamanho, não temos o que exigir, só agradecer.

pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário