terça-feira, 13 de março de 2012

CRESCER PRA DIMINUIR


 
“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade.”

Histórias e mais histórias. A vida e a religião estão cheias de histórias. Regras, muitas regras, um emaranhado de opiniões e sistemas cada vez mais complexos. Parece que, depois da porta de entrada, as religiões são pródigas em se organizar como labirintos. São infinitas repartições, às vezes de cubículos apertados.

Paulo mostra um caminho simples. Ele, Paulo, que não fora tão simples assim. Não mesmo, e se você fizer a leitura da carta aos Romanos poderá julgar por si, caso ainda não a tenha lido. Só que agora, quem escreve, não é mais o jovem Paulo. É Paulo, o velho, já vivido, sofrido e tendo percorrido os anos. Do que temos de escrito dele, só faltavam, possivelmente, duas cartas. Ao que parece, nunca mais escreveu um texto com cara de Tratado de Teologia. Depois de tudo, acima de tudo, e antes de tudo, uma recomendação simples: exercita-te na piedade.

Piedade aqui tem o sentido de vida integral, profundidade, devoção e santidade. Mais semelhante a Jesus, do que com Paulo mesmo quando jovem, porque há um momento quando a pessoa não se identifica mais consigo, vai caminhando na direção de Deus e ficando mais semelhante a Jesus. Paulo, não queria e nem recomendava, que alguém se tornasse como ele fora, mas como Jesus e sua profundidade espiritual. E foi preciso crescer, para diminuir. Só que isso não acontece naturalmente. É preciso dedicação espiritual e tempo: duas coisas raras neste mundo pós-moderno.

Exercita-te na piedade. Só isso.

pr. Natanael Gabriel da Silva

Um comentário: