quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TREZILHÕES DE MOTIVOS

"Rendei graças ao Senhor, pois ele é bom, e seu amor dura para sempre." - Salmo 136.1

É um Salmo com 26 versos e 26 vezes repete o “... e seu amor dura para sempre”. A tradução comporta bondade, favor ou misericórdia. Amor que dura para sempre, bondade que dura para sempre, favor que dura para sempre e misericórdia que dura para sempre, a acho que tudo isto está junto, mixado, apurado feito caldo denso e com pedaços pra preservar a qualidade, e ainda é insuficiente e são apenas rastros das virtudes do Senhor.

Até o salmista sabia que era pouco porque reafirmou e confirmou 26 vezes. Mencionou as maravilhas, a criatividade nas obras da criação e libertação. Mencionou o espanto, e quem é que seria capaz de imaginar que um mar poderia ser aberto para a passagem? Sabe aquele milagre que você precisa, mas que não existe? É, tem milagre que a gente sabe o que é, como o receber a cura por conta de um problema de saúde, a família de volta, e por aí se vai. São milagres, cujos pedidos, a gente conhece. Agora, aquela de abrir o mar, foi demais. Quem é que esperava, imaginava ou pedia? Não houve uma oração: Senhor abra-nos o mar! Ninguém, em sã consciência, pediria isso. Nunca tinha havido um mar aberto antes. Não era só difícil de ser feito, era impossível de ser imaginado. Não existia a ideia de águas se afastando e abrindo caminho pra se colocar o pé. Daí o Senhor faz o que ninguém poderia pedir, e cria o milagre que não cabia nem na imaginação e o soluciona. Daí você fica perguntando se o milagre mais milagre mesmo foi abrir o mar ou criar um milagre que não cabia na esperança. E daí, o que você me responde?

Acho que Salmo ficou curto. Poderia ter trezilhões de versos, todos mencionando a mistura de amor, bondade, favor e misericórdia, repetido, cansativo de se ler, mas verdade como essa não há, e não tem gratidão que dê conta de agradecer. Nisso o salmista é simples, e o rendei graças aparece apenas uma única vez. E mesmo sendo uma única vez, não são todos que se levantam numa manhã tão linda como essa e, antes de reclamar da agenda do dia, dizem: “Obrigado, Senhor!”. E olha que você tem trezilhões de motivos pra fazer isso.

Pastor Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário