quarta-feira, 23 de novembro de 2011

BEM-VINDO A JEREMIAS 33.3



“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” – Jeremias 33.3

Jeremias estava preso e o clamar a mim, ao Senhor, aconteceu num tempo de incerteza e sofrimento. Trata-se de uma palavra de alento. Um alento, de certo modo, beligerante porque o que é anunciado depois é a destruição do próprio povo do profeta.

Talvez não fosse esta a ideia do “... anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes”, até porque não é possível falar sobre o que não se sabe. Com outras palavras, que coisas grandes seriam essas? Você não sabe e nunca irá saber; eu não sei e nunca irei saber porque era para Jeremias, como Jeremias, só pra ele. Depois ele poderia, ou deveria, divulgar.

Então, nem você e nem eu, sabemos quais coisas grandes o Senhor poderá fazer. Tem coisa que você pede já sabendo do que se trata, e às vezes são corriqueiras, imediatas, do cotidiano. Nesse caso você sabe o que pede e já sabe qual seria o resultado pretendido. E quando você não sabe o que precisa, e muito menos o resultado pretendido? Pois é, bem-vindo ao texto de Jeremias 33.3.

Nesse caso “clamar” não tem um conteúdo específico. É apenas clamar: suplicar, depender, confiar, depositar, honrar, conviver e por aí se vai. E olha que o texto não está mencionando necessariamente um milagre, mas apenas a palavra e só palavra. Talvez o milagre que você espera, seja apenas ouvir, e dentre tantos sons da rua, escritórios e falas, a voz, em alguns casos, quase esquecida e que vem de Deus.

Pr Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário