quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DESCANSO LARGADO

“Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.” – Gálatas 6.3

A antropologia bíblica é bastante simples: o ser humano deveria ser continuamente, e exclusivamente, dependente de Deus.

O problema é que nem sempre somos conscientes disto. Nas melhores ocasiões, tal dependência é setorizada e temporária. Setores como aquele relacionado à saúde, emprego e relações familiares, por exemplo. Temporária quando da angústia e sofrimento, que quando passa, leva consigo a humildade e a servidão, e cada um de nós volta a ser senhor da própria vida.

Não deveria ser assim. O texto bíblico diz que a vida é um conto ligeiro, isto é, a sua vida, e a minha, não passam de uma pequena história, às vezes com uma única personagem. Fernando Pessoa diz no poema Tabacaria, de Álvares de Campos, que como poeta ele não era nada e se desejasse ser esse nada, também não conseguiria. No máximo trazia dentro si os sonhos do mundo. Trata-se de um relato existencial de impotência: saber que é nada, mas não conseguir ser tal nada. Só resta a viagem para dentro.

Talvez este seja o drama do ser humano: não conseguir ser nada, mas também não ser alguma coisa. No caso de Pessoa, seu clamor é pela angústia. No de Paulo, o clamor é pela vida: dependência plena, no sentido de tudo; total, no sentido do tempo, isto é, para a vida toda; e profunda no sentido da alma. Para Paulo só nos resta o descanso largado nos braços do Senhor. Só Ele é tudo.

Pastor Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário