quinta-feira, 10 de julho de 2014

ACEFALIA




“Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem e, voltando-se, vos despedacem.”

Cães e porcos não são metáforas de pessoas, individualmente consideradas. É a massificação religiosa, acéfala, animalesca, que pisa sobre e onde não deve, não sabe reconhecer a humanidade de quem distribuiu virtude, e ainda desconhece o valor da vida, pronta sempre aos atos de bestialidade e morte. Não, não era exclusividade do judaísmo antigo. A conversa era com eles, mas a interrupção do discurso sobre o nunca julgar, seguido por uma finalização evocando a hipocrisia, fez o redator concluir tal hipocrisia com a bestialidade, e nisto está o superlativo literário. Do julgamento (7.1), à hipocrisia (7.5) e à bestialidade (7.6), caminho aberto pelo fascínio religioso que não entende o ser humano, como humano, mas é defensor de sistemas e credos.

Tinha que começar com o julgamento, pois este se dá como balança entre o bem e o mal, o bom e o mau, o incluído e o excluído, o pertencido e o marginal, o encaixado no credo e o disforme diferente; coisa de hipócrita mesmo como se todo o ser humano não fosse uma coisa e outra, como se a vida não fosse um pêndulo de indecisões que precisa ser constantemente avaliado para si, e badalasse apenas de um lado; coisa bestial, acéfala, de quem é capaz de pisar o que há de mais nobre, e ainda ameaçar o interlocutor não apenas de morte, mas o de fazê-lo em pedacinhos, com o ódio próprio de quem não sabe, nem de longe, o significado do que seja amor, por mais que reafirme, nos ditos e nos credos litúrgicos, o amarás a Deus de toda alma e coração.

Às vítimas da acefalia, ou vítimas da religião se preferir, continua o redator: pedi, e dar-se-vos-á,buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á (7.7). Não será possível conter a bestialidade da religião que, em nome de Deus, dilacera e mata, sem piedade, mas será possível encontrar uma porta no meio de tanta busca. A imagem do verso 7 é urbana, de uma Jerusalém feita por becos, e os vitimados por conta da bestialidade a correr em busca de refúgio e socorro. Finaliza o redator, com um texto resumo sobre leis e profetas pouco enfatizado, por conta de sua força antropológica: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque este é a lei e os profetas.” (7.12)

Com outras palavras, a bestialidade começa pela hipocrisia, que começa com o julgamento. Só que o verdadeiro cristianismo começa pelo outro, (onde eu também estou) pessoa e alvo do amor de Deus.

Natanael Gabriel da Silva


Um comentário:

  1. Muito bom o texto pastor. A bestialidade da religiosidade hipócrita é realmente grande.

    ResponderExcluir