quinta-feira, 21 de junho de 2012

PELO CAMINHO


“Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza.” – Eclesiastes 1.18

O Pregador, escritor de Eclesiastes, estava mesmo era desistindo da vida. É, tinha razões para isso. Ele estava cansado das duas âncoras: a sabedoria e o conhecimento. Quanto à sabedoria, em cada situação de vida, ele havia pensado, pensado, mas nunca tinha absoluta certeza de que o caminho escolhido estivesse correto. Era sempre uma questão de escolha e não tinha como fugir dela. De fato, nem ele, você ou eu, teremos a permissão de experimentar todas as opções, e voltar pra refazer o que não deu muito certo. Pensa-se muito, e a escolha será sempre apenas uma escolha. Quanto à ciência, ou seja, o conhecimento ou descoberta das coisas, o Pregador havia encontrado muitas resposta, mas para cada resposta surgiam inúmeras perguntas, parecia uma árvore que começa com um só tronco e depois vai se multiplicando geometricamente. Isto é vero: quanto mais se conhece, menos convicção.

Na verdade o Pregador está conversando consigo e conclui que, mesmo com toda sua a experiência, chegara a lugar nenhum. Isto incluía o ter sido rei. O Pregador era um “cientista” (conhecera as coisas), filósofo (sabia ponderar sobre os caminhos) e rei (detinha o poder supremo). Descobriu que tudo isso não significava nada. Viu-se como pessoa ao chegar ao fim da jornada. Não é à toa que estava triste. Tristeza de vida, do viver, do descobrir-se gente comum. Ele havia esquecido que, enquanto achava que a vida estava nessas coisas, a vida estava nele. Ele já vivia enquanto esperava ou buscava. A vida não estava num ponto futuro, como um horizonte: mesmo se aproximando a distância continua longe.

“É caminhando que se faz o caminho”, diz Belchior. É vivendo que se faz a vida, e um dia perdido não é um no qual se deixou de fazer isso ou aquilo. É um dia de vida que se gastou e que não voltará jamais. E o pregador, de certo modo, aconselhava: “Não fique correndo atrás do vento, não”. No final, também de certo modo reafirma: “Busque a profundidade de vida, desde a juventude, com o Senhor”. A vida não se resume em conhecer e encontrar caminhos, porque ela é o caminho.

pr. Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário