quarta-feira, 27 de junho de 2012

A CRUZ


“Ao saírem, encontraram um cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a carregar a cruz.” – Mateus 27.32

Carregou a cruz por obrigação, mas carregou. Não deu pra fugir. Simão estava de curioso acompanhando a novidade, e foi pego a laço. Marcos e Lucas afirmam que Simão estava vindo do campo, cruzou com a comitiva pelo caminho, e depois teve que voltar, Jesus à frente e Simão, com a cruz que não era dele, atrás.

Carregar a cruz quando não se tem nada com ela, não deve ser tarefa fácil. Simão poderia até ter resmungado. Humilhado, sem dúvida foi, porque o desfile era de morte e punição. É, Simão entrou pra história como aquele que não tinha nada a ver com nada, carregou o que não queria e acabou vinculado à vida de Jesus por onde quer que se conte o Evangelho. Tornou-se o contrariado, um cristão aproximado, quase perto, mais ou menos nos passos, chegou até o monte da crucificação e acompanhou Jesus nos seus últimos passos sem ser nada, nem admirador, nem seguidor, apenas uma força bruta sem vontade. Sumiu, do jeito que entrou: de passagem.

A cruz de Jesus não se carrega deste modo, por acaso, quase um acidente de percurso, obrigação e lamento. E não é todo mundo que carrega a cruz que se dá como cristão. Nem quem caminha após os passos dEle, mesmo que vá até o fim, ao pé do monte, e cumpre a sua tarefa por inteiro. O texto não menciona a ineficiência de Simão. Talvez ele tenha carregado a cruz com estilo, e até com disposição por conta do medo. Só que isso não é o bastante.

A cruz se carrega com o coração, não com os braços.

pr. Natanael Gabriel da Silva

Um comentário:

  1. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
    E, como desceram a ele, Eliseu orou ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.
    Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.
    E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: O SENHOR, abre a estes os olhos para que vejam. O SENHOR lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.
    E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?
    Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para sua casa.
    E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para suas casas; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel.
    2 Reis 6:17-23
    Olhe ao redor; há cavalos e carros de fogo, a postos!

    Um abraço,

    Selma Kaizer de Souza

    ResponderExcluir