sexta-feira, 29 de julho de 2011

O HÓSPEDE


“Então Salomão disse: O Senhor disse que habitaria na escuridão. Eu te edifiquei um templo para morada, um lugar para tua eterna habitação.” – II Crônicas 6.1,2

Foi assim que Salomão decidiu libertar Deus de seu estado de solidão, construiu um templo para abrigá-LO, para sempre. Para sempre, sempre, sempre. Com o Templo vieram as regras e os sacerdotes antes tribais, agora urbanos, se transformaram em funcionários do Estado e a corrupção correu solta. Como naquele tempo os impostos vinham através do Templo, então o lugar de Deus transformou-se na Receita Federal.

Salomão não entendia, e talvez fosse exigir demais dele, que o fato de Deus habitar na escuridão, ou nuvens espessas, ou ainda nuvens escuras, conforme a tradução, não era punição. Talvez Salomão não conhecesse a narrativa de Gênesis, para afirmar isso, só podia ser.

Que Templo que nada! Nem cidade. De certo modo, tinha que ser tudo destruído pra que finalmente o ser humano pudesse compreender um pouco mais da plenitude de Deus. Fez-se carne, morreu, ressuscitou e voltou para as “espessas nuvens” de Salomão, que é o lugar dEle. Disse mais, que habitaria no coração das pessoas, não nas paredes, nem mesmo nos credos, mas teria a liberdade de ser quem é. O coração não é a nova prisão de Deus, não senhor, não senhora! Deus habitando no coração é a liberdade, e é daí que também somos levados às “densas nuvens”, ao invés de aprisionados aqui é Ele que nos leva para lá, onde mora, onde não tem morte, nem dor, templo ou religião.

É, no seu coração cabe muita coisa. Pode caber só você mesmo, como Salomão que disse “Eu fiz”, “Eu construi”, “Moro sozinho no meu coração e Deus mora lá na casa chique que construi pra Ele". Agora, se quiser fazer diferente, seja hospede do próprio coração e dê lugar à plenitude do Senhor. Creia, é a melhor coisa que alguém pode fazer.

Pastor Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário