sexta-feira, 22 de julho de 2011

MILAGRE AGORA NÃO!

“E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de discípulos, e grande multidão de povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Sidom;” – Lucas 6.17

Gente de todo quanto era lado, com todo o tipo de carências, limitações físicas, doentes mesmo, talvez com fome, sem trabalho numa terra conquistada e expropriada pelos Romanos, estes uns verdadeiros devastadores e sanguinários, aqueles miseráveis sem rumo na vida ou esperança. Eles tinham vindo em busca de cura, outros endemoninhados, se naquele tempo houvesse drogas seria como se fosse uma cracolândia, no meio do lixo, sujos, esfarrapados e se Jesus quisesse, e queria, tinha muito milagre pra ser feito. O texto de Lucas diz que eles queriam tocar em Jesus, talvez por conta de serem muitos, não dava pra Jesus fazer uma cura aqui, outra ali, conversar com um assim, outro assado, porque a miséria era muita, e as pessoas iam sendo curadas, até que Jesus parou, peraí todo mundo sentado, milagre agora não, agora é hora de escutar. Levantou os olhos, projetou a voz, disse, não para baixo e poucos, mas a todos e começou: “Bem aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus”. Em Mateus o registro é mais ordeiro, lendo o texto até parece uma liturgia de sinagoga, Jesus fala sentado e todos meio quietos e começa com uma palavra parecida: “Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

Quem passa miséria, conversa não alimenta! Claro que alimenta. Alimenta, veste, dá banho, perfuma, enobrece, restaura a dignidade, e se não tivesse sido assim nem você e eu teríamos o Sermão da Montanha, que em Lucas virou da Planície, cuja importância está no comer, se deliciar como criança quando come frango com molho, manchar a cara, vai pingando porque a boca é menor do que se tem para comer e não dá pra engolir tudo de uma única vez. Milagre agora? Não. Agora é tempo de escutar.

Não sei se hoje você espera um milagre de Deus. Talvez sim. Respire um pouco, pare de pensar nisso e simplesmente se deleite no banquete da Palavra: “Bem-aventurados os limpos de coração; porque eles verão a Deus”. Se quiser mais, leia o texto de Mateus 5 ou de Lucas, lá você vai comer a entrada, o prato principal e a sobremesa e ainda vai ficar com fome.

Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário