segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A FÓRMULA DA GRAÇA



"E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna.” Marcos 10.29,30

Vou começar com a fórmula, depois a gente conversa sobre ela:

[(o amor que você tem pelos seus bens + o amor que tem pelos seus irmãos + o amor que se tem pelas irmãs + o amor que você tem pelo pai + amor que você tem pela mãe + o amor que você tem pelos filhos) x 100 (que você recebe ainda neste mundo, já descontados os impostos)] + vida eterna = GRAÇA

Pois é, uma conta simples, que Pedro precisou ouvir porque a resposta de que para Deus tudo é possível não fora suficiente (10.27). – Converse comigo como se fosse quinta série – disse Pedro - e explique direitinho, de forma bem objetiva, e só responda à pergunta: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos; que receberemos?” (Mateus 19.27).

Jesus deu uma conta fácil. Algo mais ou menos assim: Pedro, primeiro você pega tudo o que você conseguiu juntar de coisas, necessárias para vida e que você tanto ama. Soma tudo com o amor que você tem pelos seus irmãos, que acredito deve ser enorme. Depois você soma tudo isso com outra coisa imensa, que é o amor que você tem pelas suas irmãs. Vá fazendo a conta. Depois você mede o amor que tem pelo pai e soma com o resultado da primeira conta. Se você ainda não se perdeu, pega o amor que tem pela mãe, que nem sei como você irá fazer pra medir. Soma tudo. Somou? Junte agora o amor que você tem pelos filhos, que também não deve ser pequeno. Muito bem. Agora você multiplica tudo isso por 100. Isso mesmo. Só ainda não terminou, a Graça ainda não é isso. Isso você irá receber aqui, neste mundo, já descontados os impostos, chamados genericamente de “perseguições”, nos quais estão embutidos o sofrimento, as dores e coisas desta natureza. Feito isso, agora é só somar com a vida eterna, que eu acho que você nem sabe direito o que significa. Então, Pedro, a conta é simples. É só fazer isso que você. No reino da matemática seria o salto do zero para o um. Depois vem o dois, o três, e assim por diante, mas aí é só duplicando.

Essa última parte, do salto do zero para um, Jesus não disse. Agora, pensando que o multiplicar por 100 também não é exato e possivelmente fora colocado como superlativo, creio que estaria no princípio básico do discurso.

Então, é muito fácil Pedro. Basta fazer as contas.


Natanael Gabriel da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário